Blog da Malu

terça-feira, agosto 28, 2012


Roupa de inverno: como guardar

0
O inverno está acabando, o sol do verão está ficando mais intenso, então é hora de reorganizar o guarda-roupa para garantir a praticidade diária ao se vestir. Por isso, trouxe um guia com dicas de como cuidar das suas peças!

Arejar: Os meses seguidos dentro do armário são um inimigo às peças de inverno. Os principais vilões são a falta de ventilação, luz e limpezaRetirá-las do armário e deixá-las expostas ao sol da manhã reduzem a proliferação dos ácaros, esses minúsculos aracnídeos são os principais responsáveis pelo mau cheiro, além de provocar problemas respiratórios.

Embalagens para armazenar: Outro problema comum é o volume. Para quem quer estar prevenido na estação fria e, ao mesmo tempo, ter espaço no armário: a solução pode ser os Space Bags. São embalagens feitas de plástico, que retira-se todo o ar com o aspirador, o que diminui muito o volume ocupado. O material previne contra mofo, ácaros e manchas. 

Roupas brancas: Cuidado extra para armazenar as roupas brancas: Elas devem ser acondicionadas em embalagens de plástico azul nas quais a incidência da luz, mesmo que artificial, seja evitada. Isso reduz as chances de as peças ficarem com marcas nas dobras ou amareladas.

Triagem: Chegou a hora de fazer uma triagem. O verão é a época mais propícia para se desfazer daquele volume que, na prática, não está mais sendo utilizado. Fazer isso fora da estação de uso ajuda, porque dá para analisar as roupas com mais tranquilidade.

Couro: O couro requer muito cuidado já que ele não é amigo da água. Couros e peles em geral não podem ser limpos com água e nem com pano úmido. Só pode ser limpo com vaselina e em pequenas quantidades - eu uso hidratante também!. Qualquer contato com a água deixará manchas brancas. A origem animal do material pede contato com a luz solar. Existe uma proporção ideal para a manutenção das peças: a cada 6 meses de uso, elas sejam expostas durante 48 horas ao ar livre e sol.

Lã: Diferentemente da camurça, a lã tem na lavagem a parte mais simples de todo o processo. O cuidado com as peças de está no secar. É importante que tenham cuidado para não deformar as roupas na hora de deixá-las secar. Elas não devem ser submetidas ao sol excessivo. Secar à sombra é o mais recomendado.

Calçados: São os que demandam mais trabalho independente da estação. A limpeza deve ser feita através de panos flanelados de microfibra, para os mais delicados, ou esponjas, para os mais robustos. O papel celofane é um grande aliado para não deformar os bicos. O sapato tem que ser limpo por dentro e por fora, para tirar o suor. As flanelas são usadas para tirar o pó. O ideal mesmo é, sempre que utilizar, passar um pano para eliminar os resíduos e diminuir as chances de criar odor. Após limpar o sapato, deixe-o  em espaço aberto com circulação de ar por um dia antes de retorná-lo  à sapateira, que deve ser aberta, no mínimo, uma vez por semana para arejar.

0 comentários:

Postar um comentário